A APAE de Nova Iguaçu foi fundada a partir do interesse de um grupo formado por assistentes sociais, orientadores educacionais e pais de pessoas com deficiência. A reunião de criação da APAE/NI contou com a presença do referido grupo e do delegado da Federação Nacional das APAES. A fundação da APAE de Nova Iguaçu aconteceu no dia 19 de junho de 1990, no Centro Integrado de Educação Especial (CIESP) Castorina Faria Lima, uma Instituição Estadual que através de sua Direção, ofereceu uma de suas dependências para o funcionamento provisório da APAE, ficando decidido que as futuras instalações da APAE Nova Iguaçu seriam construídas no atual endereço: Rua dos Antúrios, nº 34 – Jardim Margarida – Nova Iguaçu – RJ.
Há mais de 30 anos, mesmo com todas as dificuldades, A APAE de Nova Iguaçu foi fundada se tornando uma instituição de apoio a pessoas com Deficiência, para promover e articular a defesa de direitos e orientações, prestação de serviços e apoio à família direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
A Apae Nova Iguaçu passou por diversas dificuldades ao longo do tempo e mesmo com tantos problemas, bem como a falta de recursos financeiros, a Apae sempre se manteve firme, contando com ajuda dos pais das crianças e dos empresários locais que fortaleceram ainda mais a causa da instituição.
A APAE de Nova Iguaçu tem como missão oferecer atendimentos de educação, assistência social e saúde, voltados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e a construção da cidadania através de uma sociedade inclusiva.
Nossa Missão
O objetivo maior desta entidade é executar e articular ações que proporcionem a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, inclusive integrá-las ao convívio na sociedade.
Nossa Visão
Ser sempre excelência e referência no país no apoio, defesa de direitos e prestação de serviços das Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla.
Nossos Valores
- Comprometimento com a causa.
- Ética e respeito nas relações com seu público interno e externo.
- Busca do aprimoramento, excelência e resultados nos serviços prestados.